Recolha Documental "Memórias do 25 de Abril"

recolha site

No ano em que se assinala o 50.º aniversário da revolução do 25 de Abril de 1974, o Município de Vila Nova da Barquinha está a promover uma iniciativa de recolha documental com o objetivo de preservar esta memória histórica. A ação visa não apenas recordar os eventos que conduziram à Revolução dos Cravos, mas também documentar as experiências pessoais e as vivências locais relacionadas com esse período transformador da história de Portugal.
Através da recolha de testemunhos, fotografias, cartazes, publicações, documentos e outros materiais, a Câmara Municipal pretende compilar um arquivo abrangente e significativo, que não só sirva como um tributo à coragem e determinação daqueles que lutaram pela liberdade, mas também como um recurso educativo valioso para as gerações futuras. Um retrato da sociedade barquinhense na época da conquista da liberdade e da democracia.
Esta iniciativa de recolha documental é um convite aberto a todos os cidadãos que tenham memórias, histórias ou materiais relacionados com o 25 de Abril, incentivando-os a partilhar os seus contributos e a contribuir para a preservação deste legado histórico tão importante para a identidade nacional.
O fruto da recolha irá integrar uma exposição sobre o tema, a realizar em abril, em Vila Nova da Barquinha. Colabore com o Município e ajude a enriquecer esta iniciativa.
Para participar ou para mais informações, os interessados podem contactar o telefone 249720358 ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Junte-se a nós nesta missão de preservar e celebrar as memórias do 25 de Abril, garantindo que as lições do passado nunca sejam esquecidas e que a chama da liberdade continue a iluminar o nosso caminho para o futuro.

Geminações: portugueses e franceses visitam Madone

geminacoes

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha participou, no passado mês de julho, em mais um evento de intercâmbio entre as três vilas geminadas – Madone (Itália), Dissay (França) e Vila Nova da Barquinha (Portugal), tendo como anfitriã Madone, que acolheu 12 portugueses e 19 franceses, com um programa cultural baseado nas Capitais da Cultura Italiana de 2023 - Bergamo e Bréscia.
O programa contou com atividades de artesanato, workshop de cozinha e caminhada. Foram realizadas também Conferências sobre a pandemia Covid-19, com apresentação de um livro de Alberto Cigala Fulgosi, e depoimentos de Equipa de voluntários da Cruz Vermelha, bem como um seminário sobre a temática “Bergamo.Brescia Capital da Cultura – Passado, Presente e Futuro” pelo Arq. Cavagna Maurizio.
Para festejar o 20.º aniversário de Geminação entre Madone e Dissay, foi inaugurada formalmente uma obra de pintura comemorativa de Elvezia Cavagna representativa da Geminação entre as 3 Vilas, que contou com a presença de Rosaria Albergati, presidente do Município de Madone, Eliano Cornelli Presidente do Comité de Madone, e os representantes dos Comités e dos Municípios Dissay e Vila Nova da Barquinha: Cristina Bremond e Pierre Bremond; e Júlio Ventura e Ana Isabel Alves.
Através do intercâmbio cultural, da partilha de experiências e do estreitamento dos laços entre os nossos cidadãos, temos enriquecido mutuamente e fortalecido os laços fraternais entre as nossas regiões, para um crescimento conjunto e uma cooperação coesa.
A destacar todo o trabalho desenvolvido pela Associação Viver entre Amigos de Vila Nova da Barquinha, pelo exemplo de empatia, respeito e integridade. Estes são os alicerces do entendimento e da colaboração. O regresso com o sentimento de dever cumprido, de ajuda e partilha, neste processo tão nobre que chamamos “Geminação”.

- Nós não somos feitos -
Não somos feitos para ser tristes, mas para ser portadores de alegria saudável
Não fomos feitos para a morte, mas para viver cada momento da vida
Não fomos feitos para o egoísmo, mas para compartilhar tudo o que nos foi concedido