II edição do Congresso do Desporto vai juntar 7 municípios do Médio Tejo

congresso site

Decorreu no dia 22 de setembro, no Pavilhão Municipal do Pego, no Concelho de Abrantes, a apresentação pública do II Congresso do Desporto, que se realiza nos dias a 27 e 28 de outubro de 2023, no Entroncamento, Abrantes, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Aos municípios fundadores da I edição este ano juntam-se os Municípios de Alcanena, Constância e Mação que recebem três fóruns nos dias 29 de setembro, 6 e 13 de outubro.
Numa conjugação de sinergias, todos os autarcas enalteceram o sentido de união das autarquias para a realização de um evento que terá dimensão regional, mas que estará ao serviço do país.
Os autarcas foram unanimes em considerar que a II edição deste evento inovador na região deverá reforçar a qualidade deste fórum, afirmar o Médio Tejo e capacitar todos os agentes desportivos desta região que desempenham um papel imprescindível na oferta de desporto eclético às populações, particularmente aos jovens e na dinamização dos equipamentos desportivos municipais.
Enfatizaram a importância de colocar na ordem do dia temas de grande singularidade e diversidade, com oradores reconhecidos e de mérito na sua área de intervenção e no panorama desportivo que oferecem conhecimento ao Médio Tejo e ao país para além de confirmar que os grandes fóruns também acontecem fora dos grandes centros urbanos.
A apresentação do II Congresso do Desporto esteve a cargo do Presidente da Câmara anfitriã, Manuel Jorge Valamatos, dos Presidente das Câmaras Municipais de Constância, Sérgio Oliveira; do Entroncamento, Jorge Faria; de Mação, Vasco Estrela e de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, bem como do Vice-presidente da Câmara de Torres Novas, Luís Silva e do Vice-Presidente da Câmara de Alcanena, Alexandre Pires.
O projeto, idealizado pelo Município de Abrantes, tem como mentores os abrantinos Paulo Lourenço (Federação Portuguesa de Futebol), Jorge Heleno (Associação de Futebol de Santarém) e do Presidente da Associação de Judo do Distrito de Santarém, Pedroso Leal.
O Congresso do Desporto é certificado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes, e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas da A23.

Informações sobre o programa, horários e oradores em https://congressododesporto.com/
As inscrições são gratuitas.

Volta a Portugal em Vila Nova da Barquinha

volta

O concelho de Vila Nova da Barquinha acolheu a segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, no dia 11 de agosto. A prova rainha do ciclismo nacional percorreu a Estrada Nacional 3 desde a ponte sobre o rio Zêzere, junto a Constância, até ao limite com o concelho do Entroncamento. Perante muito público, os ciclistas pedalavam em dois grupos. Primeiro um conjunto de 4 fugitivos, com vantagem de alguns minutos para o pelotão, que seguia compacto.
A 84ª Volta a Portugal Continente, evento que se realiza de 9 a 20 de agosto de 2023, conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, em conjunto com todos os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.