Praia do Ribatejo inaugura Espaço Cidadão

espaco cidadao praia

Foi inaugurado oficialmente no dia 25 de junho o Espaço Cidadão de Praia do Ribatejo. Instalado no edifício sede da Junta de Freguesia, o equipamento irá funcionar de segunda a sexta das 9 às 12h30 e das 14 às 17h na Rua Comendador Manuel Vieira da Cruz, nº 30. Benjamim Reis, Presidente da Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo e Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, presidiram à cerimónia assistida por dezenas de convidados. Com 2 postos de atendimento, o Espaço Cidadão da Praia do Ribatejo terá gestão repartida pela Junta de Freguesia, Município e Agência para a Modernização Administrativa (AMA). O Espaço Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, feita preferencialmente por meios digitais, de modo a servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo. São vários os serviços a disponibilizar numa primeira fase, tais como: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão poderá por exemplo obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros. Este é o segundo espaço do género no concelho, que detém uma Loja do Cidadão em Vila Nova da Barquinha desde 2009, a primeira do distrito de Santarém.