Covid-19 – Os dias negros que se aproximam

presidente site

Temos à nossa frente um terrível desafio para vencer.
Uma epidemia mundial que assola os lares e, num ápice, mudou o mundo.
Devemos estar preparados, não podemos descambar para o alarmismo e colocar em crise toda a estrutura social edificada pelos nossos antepassados.
Importa ser e estar solidário com todos os Barquinhenses.
Saibamos fazer o encontro da nossa consciência com a responsabilidade comum.
Apelo, nestes tempos complicados, ao espírito de sacrifício, ao sentido do dever, à humanidade e à disponibilidade para servir os outros.
Todos Juntos vamos ser mais fortes. União com as nossas juntas de freguesia, com as IPSS´s, com os nossos soldados da paz e com a nossa economia local, que tanto nos tem valido nestes tempos de emergência.
Entre todos nós há pendor insubmisso, sonhador e inquieto que não dispensa a seriedade de propósitos no empenhamento da vida, no desprendimento amadurecido e na solidariedade.
Num momento de grande sofrimento, num momento de grandes dificuldades, não nos resta outra alternativa que não seja apelar aos princípios e aos valores: honestidade, sinceridade, humildade, generosidade e, soltos de vaidades, estarmos prontos para servir os outros.
Mas a vitória contra esta epidemia só será garantida com o empenho, muito empenho e mobilização de TODOS!
O futuro será aquilo que nós mesmos quisermos que seja e que formos capazes de construir.
Sem esforço nada se obtém. Sem suor nada se ganha. Sem luta não há vitória!
Somos guardiões desta fortaleza que é nossa terra, a terra dos nossos antepassados, onde olhamos nos olhos das pessoas, onde decidimos partilhar e viver, onde procuramos ser felizes.
Esta terra valerá tanto mais quanto valer cada um de nós.
Confiem nas nossas Instituições.
Cumpram rigorosamente as ordens das autoridades legítimas.
Em breve, voltaremos a sorrir.
Fiquem em casa!

Fernando Freire Presidente da Câmara