Cantar a Terra, Segue-me à Capela

03-07-2022 18:00
Largo 1.º dezembro - Largo 1º Dezembro

É um espetáculo para a comunidade no âmbito do projeto intermunicipal “Caminhos das Pessoas”, com a participação dos formandos das oficinas orientadas pelo grupo Segue-me à Capela. Trata-se de uma oficina de cantares tradicionais que procura incluir cantares de cada território, aqueles que porventura estão ainda na memória das suas gentes, com num número máximo de 30 participantes.
Inclui uma apresentação, para a comunidade, integrada no espetáculo do grupo Segue-me à Capela:
“Calhou-nos, por sorte, ser herdeiras dessa riqueza tamanha. Hoje o canto das mulheres, que tão densamente povoa o nosso património tradicional, parece desgarrado do seu propósito funcional mas não deixa de nos ser íntimo – um embalo ou a harmonia das vozes de mulheres que se juntam para manifestar a fé ou para manter a Terra a girar com o suor dos seus corpos. (...) coaremos com as nossas vozes os cantos monódicos e polifónicos de mulheres que integram o cancioneiro tradicional português. Com as nossas vozes e com as vozes que a nós se quiserem juntar.”

Entrada livre