Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo

Junta de Freguesia

benjamim

Presidente: Benjamim dos Santos Abalada Reis (PS)

Secretário: Ana Rita Lopes Inácio (PS)
Tesoureiro: Marta Sofia Barreiro e Sousa (PS)

Assembleia de Freguesia
Presidente: Maria Manuela de Jesus Inácio Maia Aranha (PS)
1º Secretário: Célia Maria Lopes Inácio (PS)
2º Secretário: Fernando António do Rosário Luíz Pimenta (PS)
Vogais:
Adelino dos Santos Amaral
José Manuel Godinho Coelho
Maria Domitília Alves Coelho Grácio
Manuel de Brito dos Santos Morgado
Ana Paula Marques Faustino
José dos Santos Simões

Contactos:
Rua Comendador Manuel Vieira da Cruz, 30
Apartado 51
Praia do Ribatejo
2260-209 Vila Nova da Barquinha
Tel. / Fax: 249733940

História e localização

A actual freguesia de Praia do Ribatejo, designou-se até 1927, Paio de Pelle. O núcleo inicial da povoação estava situado perto da confluência do rio Tejo. Nesse local, ficava também a primeira Igreja Matriz dedicada a Stª Maria do Zêzere e o Castelo de que restam algumas ruínas.
Este aglomerado estruturou-se no período medieval, estando directamente relacionado com o sistema defensivo e os planos de reconquista e repovoamento do território.
Localizada numa região fértil sobranceira ao rio Tejo, a sua economia baseava-se no sector agrícola, complementada pela fauna piscatória. Mais tarde, as indústrias de serração e de destilação e os lagares de azeite asseguraram a prosperidade da Vila.
E é assim que a par do casario simples podemos também observar a imponência de alguns edifícios que testemunham a época áurea em que a indústria de madeira constituía uma actividade económica relevante para a povoação.
Nos limites da freguesia existe um convento denominado Convento do Loreto, fundado por D. Álvaro Coutinho, senhor de Almourol e 1º Conde do Redondo, e o Castelo de Almourol, Monumento nacional desde 1910 e ex-libris deste concelho.

• Castelo de Almourol
  • Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo