Município apresenta Plano para o Centro de Negócios

plano estrategico CDN web

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai levar a votação na sessão da Assembleia Municipal do próximo dia 29 de junho o novo Plano de Desenvolvimento Estratégico para a zona de localização empresarial do concelho, o Centro de Negócios, na freguesia de Atalaia.
O documento que define a estratégia a seguir na próxima década foi apresentado a empresários e investidores, no passado dia 21 de junho, nos Paços do Concelho, e vai agora ser submetido à apreciação dos deputados municipais.
O Plano de Desenvolvimento Estratégico do Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha procura desenhar os caminhos possíveis para que este se afirme como um espaço de acolhimento de empresas atrativo no contexto da região do Médio Tejo e da região Centro.
O Plano incorpora as tendências económicas atuais, mas pretende projetar um olhar para o futuro. É assumido o horizonte temporal de 2027, uma vez que permite estruturar uma estratégia que possa cativar para o território os apoios do atual quadro de programação comunitário, mas também antecipar aquilo que serão as grandes temáticas do próximo quadro, no que diz respeito aos apoios às empresas e às Áreas de Acolhimento Empresarial.

Barquinha inaugura Viveiro de Empresas na escola

veae SITE

Destinado a acolher os projetos do jovens empreendedores do concelho, foi inaugurado no dia 5 de fevereiro de 2015, na Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, o 1.º Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar do nosso país.

O VEAE funciona nas instalações daquele estabelecimento escolar e consiste num espaço exclusivamente destinado ao desenvolvimento e criação de ideias de negócio, com meios e equipamentos próprios. Desafiar os jovens a pensar e criar empresas desde tenra idade é o grande objetivo desta medida.

O projeto surgiu na sequência da iniciativa “Empreendedorismo na Escola”, que envolve 4 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho de Vila Nova da Barquinha e que tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Associações de Pais.

No âmbito do projeto em que participam cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, a Câmara Municipal criou o “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico "Barquinha 2020", como forma de incentivar os jovens empresários. Os resultados serão anunciados no final do ano letivo.