Ministra da Coesão inaugura CAIS

Inauguracao CAIS

Apesar da chuva e do céu cinzento, o dia 19 de outubro de 2020 foi de festa e regozijo para o Município de Vila Nova da Barquinha. O novo Espaço Empresarial CAIS foi inaugurado com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A membro do governo começou por visitar, em primeira mão, a exposição “As possibilidades de uma paisagem”, de Catarina Leitão, que abrirá ao público na Galeria do Parque no próximo dia 6 de novembro, data de aniversário do concelho. A Ministra da Coesão seguiu depois para o Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde assinou o Livro de Honra do Município.

O descerramento da placa oficial que assinala o momento da inauguração do CAIS foi um ato conjunto do Presidente da Câmara, Fernando Freire, da Ministra Ana Abrunhosa, da Presidente da CCCDR Centro, Isabel Damasceno e do Secretário da CIMT, Miguel Pombeiro.

No interior, após um discurso com rasgados elogios para a intervenção e para a gestão de Fernando Freire e da sua equipa, a governante visitou todos os gabinetes de empresas e espaços de coworking, trocando impressões com os empresários já instalados.

O equipamento conta já com 9 empresas, num edifício resultante da recuperação de dois prédios degradados em pleno centro histórico da sede de concelho, junto à Loja do Cidadão e dos Serviços Municipais. Além da regeneração urbana, o CAIS constitui um motor de criação de emprego, inovação, conhecimento e desenvolvimento económico.

A obra custou cerca de 524 mil euros e é um dos projetos incluídos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Nova da Barquinha (PARU), implementado com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do Portugal 2020.

Estão ainda disponíveis no CAIS espaços para coworking e instalação virtual de empresas. Os interessados poderão consultar o regulamento, disponível online em www.cm-vnbarquinha.pt, ou obter informações através do Gabinete de Apoio e Desenvolvimento ao Empreendedorismo Local (GADEL) do Município, através dos telefones 249720350 / 964378133 e ou e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.