Centro Cultural acolhe fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

concurso leitura

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha vai acolher a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), no próximo dia 21 de janeiro, às 10h45, numa organização da Rede de Bibliotecas Escolares, uma parceria do Agrupamento de Escolas com a Câmara Municipal.
A 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) está a decorrer, seguindo-se as Fases Intermunicipal e Nacional, até ao dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.
São destinatários do Concurso Nacional de Leitura, os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O objetivo principal do CNL é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
O PNL2027 disponibiliza no respetivo portal recomendações de livros que poderão ser usados como referência em todos os momentos do CNL para os alunos de todas as idades e níveis de ensino, bem como para professores e bibliotecários.
Em Vila Nova da Barquinha as obras selecionadas são “Espanta-Pardais”, de Maria Rosa Colaço (3.º e 4.º anos), “Sempre do teu lado”, de Maria Teresa Maia Gonzalez (5.º e 6.º anos) e “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luis Sepúlveda (7.º, 8.º e 9.º anos).
A iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.

/div>

Barquinha acolhe formação de Professores Bibliotecários

bibliotecarias

Sob o tema “Projetos na Biblioteca - Flexibilizar para Inovar”, realizou-se hoje, dia 14 de janeiro de 2020, na Sala Estúdio do Centro de Estudos de Arte Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha, uma sessão de formação para Professores Bibliotecários.

Esta foi a terceira de um conjunto de ações que estão a ser desenvolvidas em alguns municípios do Médio Tejo, acompanhados pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Prof.ª Ana Paula Ferreira. Insere-se no âmbito do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), um trabalho desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

Com a presença da Vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Marina Honório, nesta sessão foram abordados os diversos pontos da Ordem de Trabalhos, entre os quais a realização do ponto de situação relativamente aos planos de ação das bibliotecas, partilha de projetos, entre outros assuntos.