Município e rotários renovam bolsa de estudo

bolsa de estudo web

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a Fundação Rotária Portuguesa renovaram o Protocolo para atribuição de uma Bolsa de Estudo do ensino superior, celebrado em junho de 2018 através do Rotary Clube de Entroncamento. A proposta foi deliberada por unanimidade na reunião do executivo camarário do passado dia 26 de junho.
A bolsa tem duração de um ano e pode ser renovada até conclusão do curso. Destina-se a estudantes carenciados com residência no concelho de Vila Nova da Barquinha, que deverão candidatar-se conforme regulamento disponível na página de internet da Fundação Rotária Portuguesa, em: www.rotaryportugal.pt/2016-2017/fundacao/bolseiros/index.html.
Para mais informações e ou entrega das candidaturas, os interessados poderão dirigir-se ao Rotary Clube Entroncamento, na Rua Infante Sagres, n.º 33 - R/C Esq, 2330-165 Entroncamento, até ao próximo dia 31 de julho.
A Fundação Rotária Portuguesa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objetivos o companheirismo, mérito e ética profissional, e melhoria da comunidade. Desenvolve um programa de bolsas para o ensino secundário e superior, ao nível nacional, que visa apoiar e acompanhar estudantes residentes em Portugal economicamente carenciados para frequência do Ensino Secundário não-obrigatório e do Ensino Superior de graduação.

Ensino Superior em Vila Nova da Barquinha

curso CEPBARQ web

Estão abertas as pré-Inscrições para o Curso Técnico Superior Profissional em Segurança e Proteção Civil, do Instituto Politécnico de Tomar, que irá funcionar em Vila Nova da Barquinha, nas instalações do CIAAR – Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo.

O regresso do ensino superior ao concelho de Vila Nova da Barquinha é fruto de um protocolo assinado com o Instituto Politécnico de Tomar, em junho do presente ano.

Os cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP) foram criados pelo decreto-lei nº 43/2014 de 18 de março, são cursos superiores não conferentes de grau, ministrados pelo sistema de Ensino Superior Politécnico e têm a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS). Os cTeSP estão organizados nas componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A componente de formação em contexto de trabalho, estágio, tem a duração de um semestre e estará assegurada através das relações existentes entre o IPT e os parceiros institucionais e empresariais.

Este ciclo de estudos visa a formação numa área de atividade profissional ou vocacional que permite o ingresso no mercado de trabalho e, também permite o prosseguimento de estudos, com vista à conclusão de uma licenciatura.

As pré-inscrições estão a decorrer até ao dia 28 de setembro no CIAAR- Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo:
Largo Chafariz
2260-407 Vila Nova da Barquinha