Escola D. Maria II acolhe Feira EMPRE 2015

chocociencia

A feira que resulta do projeto pedagógico implementado nas escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do Médio Tejo vai ter lugar este ano na Escola 2, 3/ S D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, na tarde de dia 29 de maio. Além dos produtos desenvolvidos por quatro centenas de alunos, no âmbito da metodologia EMPRE – Empresários na Escola, a iniciativa vai contar com uma palestra do youtuber Pedro Tim23, uma mesa redonda com várias entidades regionais e outras atividades complementares.

Aplicado pelo TAGUSVALLEY e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), o projeto EMPRE todos os anos desafia os alunos do 5º ao 9º ano dos 13 municípios a organizarem-se em grupo pensarem produtos para comercializar, criarem e planearem uma empresa, desde a conceção da identidade corporativa, estudo de mercado, definição de gamas de produtos e gestão de fornecedores e clientes.

Esta edição conta com 404 estudantes envolvidos, 34 professores e 15 escolas que desenvolveram 20 projetos. No Médio Tejo, apenas os concelhos de Constância e Ourém não têm nenhuma escola com a implementação da metodologia pedagógica, Selo +e +i, do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação, do Ministério da Economia e do Emprego, e Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social (ES+).

A feira EMPRE é o momento mais visível do trabalho desenvolvido durante o ano. E em 2015, esta ação insere-se na Semana do Empreendedorismo na Escola do Médio Tejo, que decorre entre 26 e 29 de maio e contempla várias atividades relacionadas com as ações de ensino do empreendedorismo em curso no presente ano letivo. Às 14h, abre a feira com a mostra dos vários artigos e serviços concebidos pelos jovens estudantes, relacionados com turismo, produtos artesanais e hortofrutícolas, entre outros. Às 15h, haverá uma palestra com o jovem sardoalense Pedro Timóteo, conhecido por Pedro Tim23 no Youtube, com um dos canais portugueses mais vistos nesta plataforma de vídeo da Internet, somando atualmente 27 mil seguidores. Após este momento, terá lugar uma mesa redonda sobre o tema “A importância do empreendedorismo na Educação”, em que entidades ligadas a estes setores irão debater a sua relação e valor.

No dia 29 de maio, duas estruturas da Escola 2º, 3º/S Dona Maria II estarão abertas à comunidade, o Centro Integrado de Educação e Ciência (CIEC) e o Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar.

O EMPRE – Empresários na Escola é um projeto de estímulo ao empreendedorismo jovem, aplicado pelo TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, e apoiado pela CIMT, no âmbito do projeto “Médio Tejo – Empreendedorismo em Rede”, financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no sentido estimular os estudantes para importância de criar projetos sustentáveis e que gerem emprego. Com a metodologia, pretende-se incrementar aptidões nos alunos como a responsabilidade, comunicação, gestão de conflitos, organização, entre outras competências.

Durante um ano letivo de aplicação da metodologia nas escolas, os alunos seguem todos os passos de uma empresa real e são confrontados com a necessidade de tomar decisões, assessorados pelos professores e pelo técnico do TAGUSVALLEY.

O programa pedagógico funciona em contexto de sala de aula, dividido em blocos de 45 ou 90 minutos semanais. E também capacita os professores, através de uma oficina de formação, que lhes confere dois créditos para a progressão na carreira.