Covid – 19 | Medidas de contingência

comunicado COVID-19 web

Num esforço conjunto de contenção da propagação do Covid-19, o Grupo de Gestão do Plano de Contingência do Município de Vila Nova da Barquinha, na sequência da reunião do dia 12 de março, da Comissão Municipal de Proteção Civil, deliberou, num âmbito estritamente preventivo, cancelar a partir do dia 13 de março, e até informação em contrário, todos os eventos da responsabilidade do Município ou nos quais este seja parceiro: culturais, sociais, desportivos e recreativos.

Ficarão também encerrados os seguintes equipamentos:

Culturais
• Castelo de Almourol
• Centro de Interpretação Templário de Almourol
• Centro Integrado de Educação em Ciências (fechado a visitas de grupos externos e cancelados os eventos)
• Centro de Estudos de Arte Contemporânea
• Auditório do Centro Cultural
• Bibliotecas Municipais / Espaços Internet
• Galeria do Parque
• Arquivo Municipal

Desportivos
• Centro Municipal de Atividade Física Aquagym
• Parque Desportivo Municipal da Atalaia
• Pavilhão Desportivo Municipal

Os serviços de atendimento presencial manter-se-ão suspensos. Qualquer assunto deverá ser tratado por via eletrónica, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou através do telefone 249 720 350.

Mantém-se em funcionamento os jardins e parques municipais e de freguesia.

Fica suspensa a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, coletividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal e/ou viaturas municipais, para visitas de estudo ou outras atividades.

Apelamos, também, a todas as Associações desportivas, culturais e recreativas do nosso Município, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Paróquias, entre outras, que tomem medidas similares às adotadas pela Câmara Municipal e pelas autoridades de saúde pública.

Indo ao encontro daquilo que são as recomendações das autoridades de saúde (orientação nº 07/2020 de 10 de março da Direção Geral de Saúde no que respeita ao risco de eventos de massas no contexto do surto) alerta-se ainda que, no âmbito das dinâmicas pessoais, se deve evitar a presença em locais com grandes concentrações de pessoas, viagens e deslocações que possam ser adiadas e que se adotem os comportamentos de etiquetas respiratórias e de relacionamento social que temos vindo a partilhar.

Mais relembramos que todos devemos estar atentos e vigilantes a sintomas de alarme (febre, tosse, dificuldade em respirar, cansaço) que possam ocorrer connosco ou com pessoas com quem nos relacionemos.

Em caso de suspeita, ligar imediatamente a linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

Alterações a estas medidas serão comunicadas sempre que se justifique, continuando as mesmas em permanente avaliação, em estreita colaboração com as entidades competentes do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Interna.