Gabinete de Saúde Oral em Vila Nova da Barquinha

gabinete saude oral VNB site

Já está em funcionamento no Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, desde o dia 1 de junho, o novo Gabinete de Saúde Oral. Fruto de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), este equipamento pretende alargar os cuidados nesta área a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.

O Município adquiriu o equipamento para o gabinete de médico dentista, a ARSLVT custeou as obras de adaptação dos gabinetes a esta funcionalidade, competindo igualmente à ARS a contratação da equipa de profissionais (médico dentista e assistente), bem como o fornecimento de material de consumo clínico.

Trata-se de um investimento de cerca de 40.000€, financiado com fundos comunitários, através do Portugal 2020, e irá abranger uma população de 8089 utentes inscritos na USF de Vila Nova da Barquinha.

Pretende-se que o Gabinete de Saúde Oral permita prestar um novo serviço aos utentes, que de outra forma não teriam acesso a cuidados de saúde oral. Esta nova valência constitui uma resposta de proximidade a todos os munícipes na área da saúde e bem-estar, sobretudo às populações mais desfavorecidas.

Desta forma pretende-se garantir uma resposta mais eficaz às necessidades da população que contribuam para a qualidade de vida, inclusão social e a coesão territorial, com consequências indiretas sobre a melhoria do índice de envelhecimento, bem como do índice de dependência dos idosos.

Com este projeto pretende-se, também, contribuir para a mitigação das disparidades territoriais ainda existentes em termos de acesso e de qualidade assistencial da rede pública de saúde, melhorando a resposta à satisfação das necessidades ao nível dos serviços de saúde da população da região do Médio Tejo, em particular no concelho de Vila Nova da Barquinha.

O Gabinete de Saúde Oral funciona na Rua de Dissay, n.º 14, às terças e quintas-feiras, das 09h00 às 17h30, e às sextas-feiras, das 14h00 às 18h00. Os interessados podem contactar o número 249 720900 e fazer a marcação de consulta para o médico de família, que fará o reencaminhamento para o Gabinete de Saúde Oral.