Almourol encerra 8 dias para obras

castelo visitas web

O Castelo de Almourol, concelho de Vila Nova da Barquinha, vai encerrar ao público, por motivos relacionados com obras de valorização e arranjo paisagístico da ilha de Almourol, nos próximos dias 8, 9, 10, 11, 12 (encontrando-se aberto ao fim de semana) e de 15, 16 e 17 de outubro de 2018.
A operação “Valorização do Castelo de Almourol” centra-se na melhoria das condições de acesso do público ao castelo e na intervenção de requalificação do coberto vegetal da Ilha do Almourol, da requalificação da margem direita e na colocação de um palco para espetáculos dentro do castelo.
No mês de novembro irá ser inaugurado o Centro de Interpretação Templário de Almourol, ao lado do Parque de Escultura Contemporânea, tendo o Município de Vila Nova da Barquinha como objetivo alcançar os 100.000 visitantes ano.
Importante monumento nacional, o castelo constitui-se num elemento identitário do território nacional, devido à sua inigualável beleza, situado numa ilha no rio tejo, bem como enquanto monumento Templário.
Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, o Castelo de Almourol é um dos ícones nacionais. À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, constituindo um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.
A singular localização torna-o um dos mais bonitos monumentos do país, tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910. Em 2007, foi um dos 21 finalistas da eleição das 7 Maravilhas de Portugal.

Barquinha no Convento de Cristo

barquinha convento cristo WEB

No próximo dia 5 de novembro, à semelhança do ano anterior, o Município de Vila Nova da Barquinha irá estar representado no Convento de Cristo, Tomar, com uma mostra de produtos locais, artesanato e animação.

Esta iniciativa decorre no âmbito do protocolo celebrado entre a Comunidade Intermunicipal Médio Tejo (CIMT) e a Direção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo para o desenvolvimento de ações de promoção turística e cultural da região do Médio Tejo no monumento.

Os artesãos do concelho de Vila Nova da Barquinha vão expor os seus produtos no claustro principal do monumento, que tem entrada gratuita até às 14:00.

Após a sessão de abertura, que se realiza às 10:30 com a presença da Vereadora do Município Marina Honório, terá lugar uma atuação da Orquestra de Guitarras da Escola de Música Quadras e Partituras, de Vila Nova da Barquinha, pelas 11:00.