"A Memória da Água", de Cristina Ataíde

30-11-2021 17:00
Galeria do Parque - Praça da República, 2260 Vila Nova da Barquinha, Portugal

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

“Cristina Ataíde procura integrar no seu trabalho o eco das grandes narrativas da humanidade. Cultiva, por isso, uma relação íntima com a memória das matérias primeiras: a água, mas também a terra, o ar, o fogo, a madeira, os metais… o sangue, as pedras, as estrelas, a palavra…
Os habitantes e visitantes de Vila Nova da Barquinha conhecerão já uma obra sua construída no Parque de Escultura Contemporânea: é, também, uma memória da água; e evoca uma delicada e eficaz armadilha de pesca. A obra pública supera a utilidade do objecto que lhe serviu de modelo transformando-se num objecto lúdico ao serviço imediato das crianças.
Mas na galeria do Parque o campo de trabalho de Cristina Ataíde é outro: trata-se de aprofundar o enigma das imagens desviando do seu destino prático os objectos que nos apresenta e acentuando o seu destino simbólico. Cristina Ataíde procura no mundo real equivalentes das questões que lhe importa tratar: a vida e o seu fluir, o reflexo de umas coisas nas outras, a superação da morte.
Se o barco, incompleto, se suspende num voo imóvel sobre a água que corre diante de si, se as estrelas que regista nos desenhos não correspondem a nenhuma das constelações conhecidas e se remos e varas de barqueiro são afinal novas esculturas sem valor prático é porque Cristina Ataíde não documenta o real mas o supera, oferecendo-nos o desenho de um mundo ideal.”
João Pinharanda

Inauguração: 23 de outubro, às 17 horas.

Galeria do Parque
Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha
GPS: 39.457970, -8.430929
Horário:
Terça a sexta-feira - 11:00 às 13:00, 15:00 às 18:00
Sábado - 15:00 às 19:00
Encerra ao domingo e segunda-feira

Todas as datas

Evento: De 23-10-2021 17:00 a 27-02-2022 19:00
terça, quarta, quinta, sexta & sábado