Câmara Municipal cria rede de oleões no concelho
- Detalhes
- Categoria: Ambiente
![]() |
O Município de Vila Nova da Barquinha procedeu à colocação de oleões para a recolha de óleos alimentares usados, em todas as freguesias do concelho, no dia 11 de janeiro.
A reciclagem de óleos oferece diferentes vantagens para o ambiente entre as quais se destaca a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito de Estufa) para a atmosfera.
O óleo alimentar tem propriedades aderentes que tornam a diluição extremamente difícil. Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Quando despejado para as condutas, solidifica nas paredes das tubagens, dificultando o escoamento.
Atenta a esta situação, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha disponibiliza uma rede de 12 “oleões”, situados em todas as freguesias do concelho. Estes recipientes têm sensores que detetam o estado de enchimento; a recolha é depois feita por uma entidade licenciada contratada pela Câmara Municipal, a Hard Level.
Os oleões estão equipados com tecnologia IoT – Internet of Things; por um lado um sistema de sensorização que permite saber em tempo real o estado de enchimento dos equipamentos, por outro, interagir através de uma App com o munícipe permitindo-lhe assim contabilizar os seus depósitos de Óleo Alimentar Usado e habilitar-se a prémios no decurso das campanhas e sorteios a realizar em breve.
Existem algumas regras para que os óleos sejam depositados nos recipientes. A principal é que só se deposite óleo alimentar usado e azeite. O óleo alimentar usado, depois de arrefecer, deve ser colocado num recipiente de plástico limpo. Quando este estiver cheio deve ser bem fechado e depositado dentro do oleão. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados.
Localização dos oleões
Praia do Ribatejo: Rua do Mercado
Madeiras: Rua N.ª Sr.ª de Fátima
Limeiras: Rua Humberto Delgado
Tancos: Rua 25 de Abril
VN Barquinha: Rua do Lagarito
VN Barquinha: Tv. dos Descobrimentos
VN Barquinha: Rua Dr. Joaquim Vitor Arnaut Pombeiro (Alto da Fonte)
Moita do Norte: Rua 1.º Dezembro
Moita do Norte: Rua da Torrinha
Cardal: Rua Miguel Torga
Atalaia: Rua Mouzinho de Abuquerque (junto ao parque Dr. Eustáquio Picciochi)
Atalaia: Rua Patriarca D. José (junto à creche/centro de dia)
Município investe na eficiência energética do Aquagym
- Detalhes
- Categoria: Ambiente
![]() |
O Centro Municipal de Atividade Física Aquagym está mais amigo do ambiente. Está em curso, desde o início de novembro, uma intervenção nas instalações daquele equipamento, da responsabilidade da Câmara Municipal, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, diminuir as emissões de CO2 associadas, reduzir os custos de exploração da infraestrutura e melhorar as condições ambientais de temperatura e de humidade.
A empreitada “Eficiência Energética nos Edifícios Públicos - Piscina Municipal – Município Vila Nova da Barquinha” foi adjudicada por concurso público à empresa JPSR, Lda, pelo valor de 198.465,45€ acrescidos de IVA. A obra será comparticipada a 95% face ao valor elegível aprovado na candidatura pelo Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Trata-se de uma subvenção reembolsável, a qual é integralmente restituída sem pagamento de juros, havendo lugar à entrega anual de um montante igual ou superior a 70% das poupanças energéticas anuais até à liquidação da totalidade da comparticipação.
A intervenção caracteriza-se pela substituição de equipamentos por outros de maior eficiência energética, pela introdução de coberturas térmicas nos planos de água das piscinas, pela substituição das luminárias atuais e/ou instalação de luminárias com tecnologia LED para iluminação e pela instalação de sistema de gestão técnica e de energia. Prevê-se a conclusão da execução em janeiro de 2023.
A presente candidatura tem como objetivo geral a redução na fatura de energia elétrica no Centro Municipal de Atividade Física, através da implementação de soluções que permitem a redução do consumo energético e consequente redução de emissões de CO2 associadas. As soluções preconizadas devem motivar um impacto positivo na classe energética dos edifícios (piscina Tejo e piscina Zêzere) em dois níveis, isto é a classe energética final deverá ser B-, face à atual classe energética D.
O Município de Vila Nova da Barquinha dá mais um importante passo na adoção e promoção de boas práticas energético-ambientais, tornando-se uma autarquia cada vez mais sustentável.