Sistema de saneamento básico das Madeiras em construção

saneamento madeiras

Está em curso, na freguesia de Praia do Ribatejo, a empreitada de construção do novo Sistema de Drenagens de Águas Residuais e Domésticas para as povoações de Portela das Laranjeiras, Laranjeira, Casal dos Pintainhos, Casal Jacinto, Vale Poços, Fonte Santa e Madeiras.
Promovida pelo Município de Vila Nova da Barquinha, a obra iniciou-se em 2018 e foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR 2020), aprovada em 2017, com um custo total elegível de 797.130,19 Euros, comparticipados em 85% pelos fundos comunitários.
A intervenção fará a ligação do sistema de drenagem em baixa à estação elevatória, já construída pela Empresa “Águas Lisboa e Vale do Tejo” junto à EN3, ao Km 94+400, indo ao encontro do cumprimento da Diretiva 91/271/CEE, de 21 de maio de 1991 (DARU), que tem por objetivo assegurar a proteção do ambiente, bem como das águas superficiais e costeiras em particular.
A realização deste projeto vai permitir a otimização e rentabilização dos investimentos já realizados, contribuindo para o fim, não só, do não tratamento dos efluentes, bem como do seu não lançamento para as linhas de água, por descarga direta ou após recolha nas fossas séticas individuais.
A presente infraestrutura, vai permitir uma boa otimização da utilização da capacidade instalada e da sua adesão ao serviço, nomeadamente com a ligação entre os sistemas em alta e os sistemas em baixa, bem como a extensão deste serviço as populações de Portela das Laranjeiras, Laranjeira, Casal dos Pintainhos, Casal Jacinto, Vale Poços e Fonte Santa, da freguesia de Praia do Ribatejo, que ainda não se encontram dotadas de sistema de saneamento adequado.
A concretização deste projeto irá trazer melhoras significativas na qualidade de vida das referias populações, bem como uma melhoria das massas de água da zona e proteção ambiental das águas do subsolo, indo ao encontro dos objetivos que o Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR 2020).