Campanha de angariação de produtos de apoio técnico de saúde

cadeiraderodas SITE

A Unidade de Saúde de Vila Nova da Barquinha e a Loja Social do concelho estão a promover uma campanha de angariação de produtos de apoio técnico na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente camas articuladas e cadeiras de rodas.
Para dar resposta social às muitas solicitações, a Unidade de Saúde carece também de colchões anti escaras, bancos e cadeiras para banheira, cotoveleiras, calcanheiras, almofadas anti escaras, cadeiras sanitárias, andarilhos, tripés e canadianas.
Estes equipamentos poderão ser doados ou cedidos a título de empréstimo nas instalações da Loja Social de Vila Nova da Barquinha, no antigo edifício da escola primária n.º 2 de Moita do Norte, na Rua Ribeiro da Maia e ou entregues nas instalações do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no Largo 1.º Dezembro.
Para mais informações, contacte os números 249720358, 967333370 ou o e-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Barquinha vai ter viatura elétrica para a saúde

centro saude web

A prestação de cuidados de saúde primários à população da área geográfica do Concelho de Vila Nova da Barquinha é assegurada pelo Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, onde funciona a Unidade de Saúde Familiar Barquinha (USF Barquinha), a Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), estando nesta implementada uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).
Tem sido uma preocupação do Município facilitar a mobilidade de técnicos de saúde e das populações no acesso a este bem essencial. Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, o protocolo de colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), para a aquisição de uma viatura elétrica, no âmbito da Candidatura Unidades Móveis de Intervenção Precoce / Unidades Móveis para Cuidados de Saúde na Comunidade.
Desta forma, os serviços de saúde estão mais próximos das populações, evitando deslocações e facilitando a vida aos cidadãos. O veículo terá uma equipa de saúde e a gestão será feita pelo ACES Médio Tejo em parceria com o município.
Já em abril de 2015, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha cedeu uma viatura nova à Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), para reforço da prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, no âmbito domiciliário e comunitário, a cerca de 8200 utentes e reforça agora, com este novo protocolo, o apoio à prestação de cuidados de saúde com a aquisição deste novo veículo.