Radar Social

radar social logo

O Projeto Radar Social surgiu no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, no seu investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da UE, com o objetivo da criação de equipas técnicas multidisciplinares para a implementação de projetos piloto, em Portugal continental, integradas nos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), da Rede Social e das Câmaras Municipais.
O Radar Social visa testar um modelo de apoio social próximo, proativo e inovador com o objetivo de sinalizar e avaliar situações de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social, assegurando o mapeamento e a ativação dos recursos locais existentes para responder a essas situações.
O concelho de Vila Nova da Barquinha iniciou o seu projeto a 29 de novembro de 2024, possibilitando desta forma uma melhor visão da realidade do município e das suas vulnerabilidades, com vista à implementação de medidas que colmatem as necessidades, dando lugar a uma comunidade mais próxima, justa e igualitária. A sua Equipa é composta por dois elementos com formação na área das Ciências Sociais.

Este projeto contempla duas fases distintas de intervenção:

1ª fase do projeto
- Atualização dos instrumentos estratégicos da Rede Social, nomeadamente Diagnóstico Social; Plano de Desenvolvimentos Social e Plano de Ação, aprovados em plenário do CLAS no dia 10 de fevereiro de 2025, em reunião do Executivo Camarário no dia 12 de fevereiro de 2025 e em reunião de Assembleia Municipal no dia 21 de fevereiro de 2025.

2ª fase do projeto
- Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou da família em situação de vulnerabilidade social;
- Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação;
- Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, mediante a ativação do sistema integrado de referenciação;
- Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.

radar social v2

O que é o RADAR SOCIAL:

O RADAR SOCIAL tem como missão a identificação e referenciação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, com o objetivo de georreferenciar e otimizar recursos em articulação com as entidades da Rede Social do concelho de Vila Nova da Barquinha.
A quem se destina:
Destina-se a pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

Quem pode sinalizar:
A sinalização pode ser feita por qualquer pessoa, incluindo o próprio indivíduo, por vizinhos, amigos ou familiares e por entidades públicas ou privadas, como estabelecimentos de ensino, saúde, entidades policiais, instituições, entre outros.

Como pode sinalizar:
A sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, pode ser feita presencialmente, por telefone, via email ou através das fichas de sinalização disponibilizadas pelas Juntas de Freguesia e no portal do Município em www.cm-vnbarquinha.pt no separador RADAR SOCIAL, de forma identificada ou anónima.

Onde estamos:
A equipa do Radar Social encontra-se sediada no CAIS - Espaço Empresarial de Vila Nova da Barquinha
Largo José da Cruz N.º 3
2260-369 Vila Nova da Barquinha
Contactos:
Tel: 926271858
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário
De segunda a sexta, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

barra logos

Logo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Contactos

Atendimento ao Munícipe

249 720 350 (Chamada rede fixa nacional)

Banner Cofinanciado por