Geminações

Geminações

Rio Maior, Portugal
Vila Nova da Barquinha é geminada com a cidade de Rio Maior. O acto decorreu no dia 6 de Novembro de 1996. Estes dois municípios do distrito de Santarém foram elevados a concelho em 6 de Novembro de 1836 por alvará de D. Maria II. Na cerimónia de assinatura da geminação foi recriado o momento histórico da visita de D. Maria II ao distrito, passando por Vila Nova da Barquinha e seguindo para Rio Maior.
website icon
 
Dissay, França
Em Junho de 2000 o município geminou-se com a vila francesa de Dissay, tendo desde essa data decorrido um intercâmbio cultural entre as duas localidades, em que algumas associações do concelho de Vila Nova da Barquinha se deslocaram a Dissay no sentido de aproximar a cultura entre os dois povos.
website icon
 
Madone, Itália
Em Agosto de 2007, Vila Nova da Barquinha iniciou o processo de geminação com Madone, vila italiana geminada com Dissay. A oficialização desta Geminação teve lugar em Junho de 2008, durante as Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha, completando-se um triângulo de amizade entre portugueses, franceses e italianos.
O acordo com Madone visa estabelecer e aprofundar um intercâmbio em áreas diversas, nomeadamente culturais, económicas, ambientais, educação, desporto, turismo, entre outras.
website icon
 
Santa Catarina do Fogo, Cabo Verde
A amizade e a troca de experiências entre Vila Nova da Barquinha e a vila cabo-verdiana de Santa Catarina do Fogo iniciaram-se em Março de 2007. O acordo que assinalou oficialmente o intercâmbio entre as duas vilas foi assinado em Vila Nova da Barquinha, durante as Festas do Concelho, em Junho de 2008, em simultâneo com Madone.
Desde então, realizaram-se várias acções de solidariedade para auxiliar a comunidade de Santa Catarina, e actividades de intercâmbio cultural, entre os municípios irmãos.
website icon

 

 

2024


457494364 26435973606018459 4826173204440561131 n

No âmbito da geminação com Dissay (França) e Madone (Itália), no passado mês de agosto, o Município de Vila Nova da Barquinha participou em mais um intercâmbio anual entre os 3 países. Desta vez, Dissay foi a vila anfitriã, num evento que acolheu 32 portugueses (entre os quais 12 jovens com idades inferiores aos 22) e 19 italianos, com um programa subordinado ao tema “2050, Que futuro?”.

Entre as atividades realizaram-se visitas culturais, visitas a empresas que promovem a reciclagem com desperdício zero e oficinas de criação de produtos naturais.

No dia 23 de agosto realizou-se a cerimónia de despedida e habituais discursos de agradecimento, que contou com a presença de Michelle François, Presidente do Município de Dissay, Massimo Mangili, Presidente do Município de Madone, Ana Isabel Alves em representação do Município de Vila Nova da Barquinha, e os representantes dos Comités de Dissay e Vila Nova da Barquinha: Christinne Bremond e José Cunha, respetivamente.

Através do intercâmbio cultural e da partilha de experiências frequente, os cidadãos portugueses, franceses e italianos têm enriquecido mutuamente e fortalecido os laços fraternais entre as regiões, resultando num crescimento conjunto e uma cooperação coesa. Ligações fortes que em 2025 celebram 25 anos de existência.

Do lado português, de destacar todo o trabalho desenvolvido pela Associação “Viver entre Amigos”, de Vila Nova da Barquinha, ao longo de um quarto de século, pelo exemplo de empatia, respeito e integridade manifestados.

As atividades anuais no sentido de aproximar a cultura entre os três povos regressam em 2025. De acordo com os trabalhos desenvolvidos na área da sustentabilidade ambiental nesta deslocação a Dissay, e aproveitando os resultados obtidos no trabalho conjunto, foi preparada uma candidatura ao programa europeu “Citizens, Equality, Rights and Values Programme (CERV)” com o tema “Geminação Sustentável 2025 – GS2025”, candidatura submetida no dia 19 de setembro de 2024.

Assim, em 2025, prevê-se a realização do evento em Vila Nova da Barquinha, GS2025, aliado à celebração dos 25 anos de geminação com Dissay.

 

Logo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Contactos

Atendimento ao Munícipe

249 720 350 (Chamada rede fixa nacional)

Banner Cofinanciado por