Em Junho de 2000 o município geminou-se com a vila francesa de Dissay, tendo desde essa data decorrido um intercâmbio cultural entre as duas localidades, em que algumas associações do concelho de Vila Nova da Barquinha se deslocaram a Dissay no sentido de aproximar a cultura entre os dois povos.
Em Agosto de 2007, Vila Nova da Barquinha iniciou o processo de geminação com Madone, vila italiana geminada com Dissay. A oficialização desta Geminação teve lugar em Junho de 2008, durante as Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha, completando-se um triângulo de amizade entre portugueses, franceses e italianos.
O acordo com Madone visa estabelecer e aprofundar um intercâmbio em áreas diversas, nomeadamente culturais, económicas, ambientais, educação, desporto, turismo, entre outras.
A amizade e a troca de experiências entre Vila Nova da Barquinha e a vila cabo-verdiana de Santa Catarina do Fogo iniciaram-se em Março de 2007. O acordo que assinalou oficialmente o intercâmbio entre as duas vilas foi assinado em Vila Nova da Barquinha, durante as Festas do Concelho, em Junho de 2008, em simultâneo com Madone.
Desde então, realizaram-se várias acções de solidariedade para auxiliar a comunidade de Santa Catarina, e actividades de intercâmbio cultural, entre os municípios irmãos.
2024

No âmbito da geminação com Dissay (França) e Madone (Itália), no passado mês de agosto, o Município de Vila Nova da Barquinha participou em mais um intercâmbio anual entre os 3 países. Desta vez, Dissay foi a vila anfitriã, num evento que acolheu 32 portugueses (entre os quais 12 jovens com idades inferiores aos 22) e 19 italianos, com um programa subordinado ao tema “2050, Que futuro?”.
Entre as atividades realizaram-se visitas culturais, visitas a empresas que promovem a reciclagem com desperdício zero e oficinas de criação de produtos naturais.
No dia 23 de agosto realizou-se a cerimónia de despedida e habituais discursos de agradecimento, que contou com a presença de Michelle François, Presidente do Município de Dissay, Massimo Mangili, Presidente do Município de Madone, Ana Isabel Alves em representação do Município de Vila Nova da Barquinha, e os representantes dos Comités de Dissay e Vila Nova da Barquinha: Christinne Bremond e José Cunha, respetivamente.
Através do intercâmbio cultural e da partilha de experiências frequente, os cidadãos portugueses, franceses e italianos têm enriquecido mutuamente e fortalecido os laços fraternais entre as regiões, resultando num crescimento conjunto e uma cooperação coesa. Ligações fortes que em 2025 celebram 25 anos de existência.
Do lado português, de destacar todo o trabalho desenvolvido pela Associação “Viver entre Amigos”, de Vila Nova da Barquinha, ao longo de um quarto de século, pelo exemplo de empatia, respeito e integridade manifestados.
As atividades anuais no sentido de aproximar a cultura entre os três povos regressam em 2025. De acordo com os trabalhos desenvolvidos na área da sustentabilidade ambiental nesta deslocação a Dissay, e aproveitando os resultados obtidos no trabalho conjunto, foi preparada uma candidatura ao programa europeu “Citizens, Equality, Rights and Values Programme (CERV)” com o tema “Geminação Sustentável 2025 – GS2025”, candidatura submetida no dia 19 de setembro de 2024.
Assim, em 2025, prevê-se a realização do evento em Vila Nova da Barquinha, GS2025, aliado à celebração dos 25 anos de geminação com Dissay.
2022
Projeto "Compreender o Passado para projector o Futuro da Europa"
Relatório Vila Nova da Barquinha 2022
Declaration of Honour
2017
Projeto "Ser Europeu"
Relatório Vila Nova da Barquinha 2017
Vila Nova da Barquinha | Portugal | jul 2017
2016
2014