Orçamento Participativo Jovem

Orçamento Participativo Jovem

O Município de Vila Nova da Barquinha vai promover, pela primeira vez, o “Orçamento Participativo Jovem”.

Esta iniciativa tem como objetivo a recolha de propostas da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas. Deste modo, contribui-se para o aumento da transparência da atividade da Câmara Municipal e reforça-se a qualidade da democracia concelhia.

O Regulamento do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), aprovado pelo Conselho Municipal de Juventude de Vila Nova da Barquinha, visa potenciar uma participação cívica ativa dos jovens e a sua maturidade enquanto cidadãos.

Podem participar jovens entre os 15 e os 30 anos (inclusive), residentes no município de Vila Nova da Barquinha. A proposta vencedora não poderá ultrapassar o montante anual definido pela Câmara Municipal para o OPJ, que para 2025 é de 5 mil euros.

O OPJ é um processo de cariz consultivo e deliberativo promovido pelo Município de Vila Nova da Barquinha. No âmbito consultivo, os jovens poderão apresentar propostas de investimento municipal, dentro dos limites predefinidos para o efeito. No âmbito deliberativo, os jovens poderão votar nos projetos que resultam das propostas apresentadas.

O prazo para a apresentação escrita das propostas, utilizando o formulário, decorre entre 17 e 28 de fevereiro. As propostas serão posteriormente apresentadas presencialmente pelos jovens proponentes, no dia 7 de abril. O anúncio do projeto vencedor terá lugar na edição de 2025 da Feira do Tejo, em junho. As propostas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., contendo no assunto “OPJVNB”.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, reconhece este instrumento como forma de proporcionar a todos os cidadãos Jovens do Concelho a oportunidade de apresentarem sugestões, debaterem e decidirem projetos de superior interesse para o Concelho, tendo em conta uma verba previamente definida.

Transporte a pedido

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país. Tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.

À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

tap-bd-v2

Circuitos, horários e tarifários
Cafuz – Praia do Ribatejo – Tancos – Vila Nova da Barquinha – Cardal – Moita do Norte – Atalaia – Entroncamento

 

Logo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Contactos

Atendimento ao Munícipe

249 720 350 (Chamada rede fixa nacional)

Banner Cofinanciado por