|
Cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, participantes no projeto “Empreendedorismo na Escola” foram recebidos no dia 25 de novembro na Câmara Municipal, onde o Presidente do Executivo Camarário anunciou a criação do “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico “Barquinha 2020”.
O projeto inovador que envolve 4 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e Associações de Pais.
Os participantes na iniciativa visitaram duas empresas a laborar no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha – Gonfersol e Espaço Mecânico. Seguiu-se uma passagem pela Loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha, onde os jovens empreendedores ficaram a conhecer o processo de constituição de uma empresa.
Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, foi o anfitrião da cerimónia protocolar realizada no Salão Nobre dos Paços do concelho, com palavras de incentivo aos pequenos empresários. O edil lançou também o desafio aos alunos para que participem no “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, cujos resultados serão anunciados no final do ano letivo.
O Agrupamento de Escolas anunciou por seu lado uma iniciativa inédita no âmbito deste projeto – a criação de um “Viveiro de Empresas” em ambiente escolar, ou seja, existirá um espaço na escola destinado ao efeito, com meios e equipamentos próprios. Desafiar os jovens a pensar e criar empresas enquanto estudantes, desde tenra idade, num espaço próprio, é uma medida pioneira em Portugal.
Marcaram presença nesta cerimónia o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, Rui Picciochi, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, Antónia Coelho, o representante da Tagusvalley, Homero Cardoso, o representante da CIMT, Hugo Rodrigues, entre autarcas, empresários e professores.