![]() |
O Concelho de Vila Nova da Barquinha completa no próximo dia 6 de novembro 182 anos de existência. Para assinalar a data, a Câmara Municipal vai promover um programa comemorativo, entre os dias 3 e 11 de novembro, que inclui diversas atividades culturais e desportivas com entrada livre, assim como uma cerimónia de entrega de Títulos Honoríficos a entidades, personalidades e funcionários do Município, no dia 3.
No mesmo dia, destaque para a realização do Seminário “Turismo Militar: Potencialidades e Desafios para o Território Nacional”, numa organização conjunta entre a Associação de Turismo Militar Português e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, com o apoio do Instituto Politécnico de Tomar, do Exército Português e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
No dia 6 de Novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criou o concelho de Vila Nova da Barquinha, que seria composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839), é que Barquinha foi elevada a Vila.
O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado, em 13 de Janeiro de 1898.
Assim, pela sua localização geográfica e pela sua história, o concelho de Vila Nova da Barquinha é detentor de um vasto, variado e rico património natural, arqueológico e arquitetónico, que faz as delícias dos turistas e dos residentes nas suas quatro simpáticas e acolhedoras freguesias, dominadas pela beleza das zonas ribeirinhas e das paisagens verdejantes.
Consulte o programa comemorativo aqui.