![]() |
Os Documentos de Prestação de Contas do Município de Vila Nova da Barquinha, referentes ao ano de 2014, foram aprovados pelo Executivo Municipal por maioria (PS - 4 votos), com a abstenção do vereador do PSD, e pela Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, por maioria (PS - 13 votos), com a abstenção do PSD (3 votos) e do CDS (1 voto), e contra da CDU (2 votos), nos dias 22 e 30 de abril, respetivamente, e serão enviados ao Tribunal de Contas, nos termos da Lei. Apesar da difícil situação vivida pelas autarquias locais, o Município apresentou um saldo positivo no valor de 414.785,13€.
Relativamente ao nível global da despesa, constata-se que o ano de 2014 foi o período em que a despesa apresentou o valor mais baixo dos últimos quatro anos.
De salientar ainda, o cumprimento do limite da divida, com uma margem absoluta de 3 milhões de euros e com uma capacidade de endividamento de cerca de 800 mil euros.
Foi, também, cumprido o estipulado na Lei do Orçamento, mormente a redução de pessoal e o limite de endividamento.
O Município de Vila Nova da Barquinha, reconhecendo a importância dos desafios e obrigações com que se defrontou, nomeadamente o pagamento das despesas do novo Pavilhão Municipal e das obras no Castelo de Almourol, entre outras, vem firmando a necessidade de equilibrar as suas finanças, suportando os seus encargos com recurso a receitas próprias, não utilizando a sua margem de endividamento de médio e longo prazo. O Município de Vila Nova da Barquinha, fica, assim, entre as autarquias com contas equilibradas ao longo dos últimos três anos e despesas com pessoal e com a aquisição de serviços inferiores a 35% da receita média arrecadada.